tag:blogger.com,1999:blog-9382925.post111351440763806662..comments2023-10-23T18:27:22.406+00:00Comments on Marketing Axiológico: Educar - Uma questão de SerRDhttp://www.blogger.com/profile/10553270053568081812noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-9382925.post-1113828273463543642005-04-18T12:44:00.000+00:002005-04-18T12:44:00.000+00:00Pois! Nestas coisas, os meus "senãos" situam-se se...Pois! Nestas coisas, os meus "senãos" situam-se sempre ao nível do "o quê, quem, como e onde". Estes textos teóricos abundam, mas as ideias exactas sobre as medidas concretas, praticáveis, (há uma infinidade delas), nunca são especificadas, ficam ao "critério" do subjectivo de cada um (incluindo responsáveis e governantes) e nunca se concretizam de forma eficiente. É verdade que a preocupação com o problema e as tentativas de o resolver, já são um avanço. Mas, a julgar por outros tão abundantes exemplos, o chegar às soluções concretas vai ser só lá para "o dia de S. Nunca". Entretanto, há uma série de actos aberrantes e contrários ao "objectivo", que se vão praticando, perante a passividade, a tolerância, de todos. Tal como na discussão em "Na Mesa do Costume", sobre educação, acho que já prestaríamos um bom serviço, ao país (e ao mundo), se conseguíssemos identificar e "listar" algumas dessas práticas obtusas, inibindo que se repitam. Se não...Birantahttps://www.blogger.com/profile/05391737192225585630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9382925.post-1113780879884346752005-04-17T23:34:00.000+00:002005-04-17T23:34:00.000+00:00Miguel, isto é parte do artigo, não se ponha já co...Miguel, isto é parte do artigo, não se ponha já com as fúrias! hehe. <BR/>O artigo em questão, completo, faz as devidas separações (académicas ou não) e está a meu ver bem conseguido. É ler e depois fico à espera do "tem que se lhe diga" okis?RDhttps://www.blogger.com/profile/10553270053568081812noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9382925.post-1113760904306414722005-04-17T18:01:00.000+00:002005-04-17T18:01:00.000+00:00Concordava mais com o texto se ele fizesse a separ...Concordava mais com o texto se ele fizesse a separação (nem que seja académica) das várias dimensões da educação....isto tem muito que se lhe diga.....««https://www.blogger.com/profile/15830631802392647382noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9382925.post-1113519880677120542005-04-14T23:04:00.000+00:002005-04-14T23:04:00.000+00:00Acreditas que a educação para a cidadania, chamada...Acreditas que a educação para a cidadania, chamada "back-to-basics" começou noutros países há uns 50 anos e só agora é que nós começámos a falar nisso como se tivéssemos descoberto a pólvora?<BR/>Espero que tenhas razão e que não tenhamos que esperar mais outros 50 anos para se falar em aprendizagem ao longo da vida. Para muitos a ideia ainda é inconcebível, "não dá pão para a boca" dizem eles, e eu deixo-os a pensar profundamente sobre isso. Absurdo demais para ripostar.<BR/>Não que tenha especial predilecção sobre o tema de educar para a cidadania, a meu ver isso não é algo que se aprenda sem que se pratique e deve começar desde tenras idades por uma boa educação e respeito pelo próximo, mas isso é outra coisa, tomei apenas o caso como exemplo.*RDhttps://www.blogger.com/profile/10553270053568081812noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9382925.post-1113518569367797272005-04-14T22:42:00.000+00:002005-04-14T22:42:00.000+00:00Não é por acaso que na estratégia de Lisboa, inici...Não é por acaso que na estratégia de Lisboa, iniciada pelo processo de Bolonha, se passou a falar tanto na "aprendizagem ao longo da vida" e na "Europa do conhecimento".<BR/><BR/>O sul-europeu ainda não percebeu isso. Mas havemos de chegar lá. Ora senão havemos.<BR/><BR/>P.S: Vieira para a Presidência!Anonymousnoreply@blogger.com